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2 de dezembro de 2016

Crie sua loja virtual: guia passo a passo

QUAL É O SEU OBJETIVO?

Você quer ter uma loja virtual ou apenas quer vender online? Pode parecer redundante, mas essa pergunta é importantíssima quando se trata de implantar uma loja virtual. Vender por vender é diferente de expandir o seu negócio para o meio virtual. Se o seu intuito é ter uma versão online da sua loja física, então ela deve estar alinhada ao seu posicionamento offline. Isso significa que não basta colocar os produtos em uma página e esperar que suas vendas da loja física aumentem, pois não vai mesmo acontecer. Ao decidir pela implantação de uma loja virtual esteja ciente do comprometimento que está envolvido.

1 – O PLANEJAMENTO NÃO É SOMENTE UM CAPRICHO

Muitos empreendedores simplesmente ignoram o primeiro e mais importante passo na criação de uma loja virtual: o planejamento. Planejar bem é garantir 5o% do sucesso da sua loja. No planejamento deve ser considerado, acima de tudo, o seu posicionamento no mercado e o seu público.

Seus produtos atendem uma necessidade?
No que seu negócio se diferencia em relação ao concorrente?

Pensar sobre questões como essas ajuda a estabelecer um rumo que faça sentido para o seu negócio, que ajude no alinhamento e criação de uma identidade que faça sentido para o seu público.

2 – ESCOLHA UMA PLATAFORMA QUE FUNCIONE PARA O SEU NEGÓCIO

Depois do planejamento, escolher uma boa plataforma virtual é o passo mais importante da criação de uma loja virtual. Falar em “boa plataforma” não é falar sobre a plataforma mais cara ou sobre a mais barata, mas sobre a que melhor atende as necessidades do seu negócio. Na prática, sua plataforma precisa:
Ser personalizável – Manter a identidade da loja física é importante para a associação do público)
Ser responsiva – “Responsiva” é a qualidade de sites que se adaptam a todos os tamanhos de telas e dispositivos. O consumidor tem ao seu dispor várias possibilidades de acesso e o dispositivo utilizado por não pode se tornar um empecilho para a compra.
 Ser segura – Muitas pessoas ainda têm receio de realizar compras online por medo de fraudes e vazamento de informações. Considere plataformas desenvolvidas com código próprio, ou seja, mais seguras do ponto de vista técnico, como o Invest Commerce, por exemplo.
De fácil utilização – Fuja de plataformas que te fazem ter que procurar sempre o suporte! O foco é facilitar o seu trabalho, não dificultar. Plataformas com ambientes simples e funcionais fazem diferença. Pesquise!

3 – PENSE NO PAGAMENTO, NO FRETE E NO ENVIO

Existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado e para não perder vendas sua loja deve ter à disposição dos clientes as formas mais utilizadas por eles. Para produtos de maior valor, por exemplo, é inviável permitir somente pagamento por débito ou boleto. Parece óbvio, mas muitas empresas pecam nesse ponto.
A crise econômica fez com que em 2015 houvesse uma diminuição considerável na venda de produtos com frete grátis, visando a minimização dos prejuízos. Se a sua loja vende produtos de pequeno e médio porte considere a tabela de preços para frete dos Correios, que configuram 85% das entregas realizadas pelas lojas virtuais. Caso sua loja venda produtos de grande porte a melhor solução pode ser contratar transportadoras, que representam 15% das entregas.

4 – O MARKETING CERTO PARA ATRAIR O SEU PÚBLICO

Não adianta nada sua loja ser bonita, ter a imagem do seu negócio, ser responsiva, segura e personalizada se ela não recebe visitantes. Por isso, é importante saber (através de pesquisas, principalmente) onde o seu público está e o que ele procura. Correr das redes sociais, por exemplo, não é uma opção. Hoje em dia, grande parte dos consumidores mantém estreita a relação entre as redes sociais e outros tipos de páginas, como lojas, canais, blogs através de compartilhamento espontâneo e/ou cadastro.

Você pode aumentar o tráfego da sua loja divulgando das seguintes formas:

. Conteúdos relevantes em blog
. Redes sociais
. Google Adwords
. E-mail marketing

RECAPITULANDO

Para criar uma loja virtual de sucesso é importante planejar, alinhar e focar no cliente durante todo o processo. Você precisa ser capaz de resolver um problema dele e o encantar para que ele volte a comprar. Atender bem, ter uma loja de fácil navegação e oferecer bons produtos com um preço justo não é um diferencial competitivo, é uma obrigação.

A plataforma da sua loja virtual é a base do seu negócio online. Escolha uma plataforma completa, personalizável, segura contra ataques externos e fácil de administrar, como o Invest Commerce.
Conheça mais em: www.investcommerce.com.br

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