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13 de outubro de 2016

Sua loja física vende bem? Saiba por que criar uma loja online.

Muitos lojistas se perguntam sobre a importância da criação de uma loja online, principalmente os que possuem lojas físicas bem sucedidas, com lucros satisfatórios. Para começar, é importante salientar que a presença digital de uma empresa é imprescindível nos dias atuais. Além de aumentar a credibilidade, possibilitar interação com os clientes é uma das chaves para abrir a porta da fidelidade, se bem feita. Porém, antes de tomar qualquer decisão em relação à expansão da sua loja para a internet, é preciso analisar as forças e fraquezas do seu negócio. Para a sua loja sair do papel é preciso ter pé no chão e uma integração multinível da loja física com a loja virtual.

Investindo em comércio eletrônico muitos buscam o aumento da competitividade no mercado, que pode chegar a até 70%. De fato, a maioria das lojas físicas que ganham versões virtuais vendem mais. Alguns de nossos maiores clientes – que possuem lojas físicas bem sucedidas – alegam crescimento em torno de 10% nas vendas da loja física após implantação de loja online. Mas sendo claros, não é verdade que todo investimento em comércio eletrônico dá certo. Na verdade, a criação de uma loja virtual sem uma estratégia e suporte qualificados quase sempre fracassa.

É indispensável ter uma estratégia para vender online. Luiz Ennes, diretor comercial da consultoria GS&ECOMM, avisa: “Não dá para deixar o ‘sobrinho’ cuidar, e os lojistas precisam entender isso. Principalmente os pequenos e médios. Tem que ter uma estratégia. Quem não tiver vai ficar para trás.” Tal como uma boa estratégia, é necessário escolher bem a plataforma para a sua loja.            Uma plataforma que atenda as necessidades do seu negócio e tenha a cara dele faz toda diferença no posicionamento digital.

LOJA FÍSICA x LOJA VIRTUAL

Em relação à loja física, uma loja virtual se diferencia em alguns aspectos importantes, tais como:

Menor risco de perder clientes para outras lojas – É comum que o consumidor se comporte da seguinte forma: Visita a loja, conhece o produto, o testa e opta por fazer a compra somente online. Essa prática é denominada “Showrooming” e é uma realidade desde 2011/2012. Na cabeça dos consumidores atuais é mais vantajoso e cômodo comprar pela internet, afinal, ele tem à disposição ferramentas de busca e comparação de preços e geralmente a garantia de valor mais baixo. Se o seu concorrente possui loja física e virtual, acredite que ele já tem alguma vantagem sobre o seu negócio nesse cenário.

Expansão da territorialidade e conquista de novos espaços no mercado – Imagine uma loja física de sucesso situada na cidade de  Sete Lagoas (região metropolitana de Belo Horizonte): 90% das vendas da loja são para clientes da própria cidade ou proximidades. No entanto, implantando a versão virtual as vendas poderiam se estender não só a cidades como Prudente de Morais, Silva Xavier, Matozinhos e a própria Belo Horizonte, mas também a cidades fora de Minas Gerais e até fora do Brasil. Alguns de nossos clientes que já tinham expressividade em suas cidades, expandiram suas vendas para fora de suas regiões e se tornaram referências ainda fortes no mercado em que atuam.

Maior chance de fidelização dos clientes – É mais fácil vender mais de uma vez em loja virtual. Em uma loja física o cliente efetua a compra e o lojista precisa que ele resolva voltar. Em uma venda online o lojista tem todos os dados do cliente à sua disposição. Isso significa que ele pode enviar conteúdos, promoções e fazer anúncios, induzindo o cliente a uma nova compra.

O comércio eletrônico é uma realidade. Se adaptar ao mercado pode significar a garantia de manutenção e até de aumento expressivo dos lucros da sua empresa. Invest Commerce é uma plataforma que permite a criação de loja virtual totalmente adaptável ao seu tipo de negócio, com design responsivo e personalizável. Nossa equipe, que é especializada em lojas virtuais de sucesso, está pronta para auxiliar na implantação e migração. Não espere mais para vender online! Aumente sua competitividade no mercado agora mesmo e não perca mais clientes para os seus concorrentes.

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